Sanidade de caprinos e ovinos é tema de teatro voltado à Agricultura Familiar

Antonio Lemos Maia Neto[1]

Carina Moreira Cezimbra[2]

A Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia - SEAGRI, por meio de sua Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB promoveram durante o Dia da Agricultura Familiar do Território de Irecê, realizado em 07 de maio de 2010, uma peça teatral sobre sanidade dos caprinos e ovinos apresentada pelo Grupo de Teatro Encenação, de Irecê.

O tema foi abordado de forma descontraída e adequada à realidade local, enfocando o impacto negativo causado pelas doenças que acometem os caprinos e ovinos a exemplo da Linfadenite Caseosa e da Raiva, e o papel da ADAB enquanto aliada do Agricultor Familiar na prevenção e controle dessas enfermidades. Na peça, o Sr. Sebastião Oliveira, um Agricultor Familiar do Território, mais conhecido como Tião, se queixa à sua esposa, Dona Zefinha, sobre os prejuízos que tem tido na criação de cabras e ovelhas por causa das doenças que vinham surgindo recentemente. No ano anterior havia perdido parte da criação por conta de um surto de Raiva na localidade, e nesse ano já não agüentava mais de tanto caroço que estava aparecendo em seus animais (abscessos causados pela Linfadenite Caseosa). Até que surge o Edilan, Técnico em Agropecuária da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER que fala sobre a ADAB ao Sr. Tião e sua esposa, e após certo esforço consegue convencê-los a irem até o escritório da ADAB mais próximo para abrir seu cadastro e solicitar o atendimento à sua propriedade e comunidade para diagnosticar os problemas que estavam ocorrendo e orienta-los quanto aos procedimentos que deveriam seguir. Ao final do teatro o técnico da ADAB e músico Luiz Carlos Mendes apresentou a música Crie Ovelha e Cabra com Saúde, de sua autoria, reforçando os cuidados com a saúde do rebanho que o criador precisa observar.

O evento contou também com a presença da Unidade Móvel do Programa Sertão Produtivo, onde uma equipe da SUAF e da ADAB prestavam informações sobre o Programa de Sanidade dos Caprinos e Ovinos e sobre o próprio Sertão Produtivo. Na oportunidade, foi divulgado também a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que até o dia 30 de maio deste ano deverá cobrir todo o rebanho bovino e bubalino do Estado da Bahia. Os caprinos e ovinos não devem ser vacinados para Febre Aftosa.

O Dia da Agricultura Familiar do Território de Irecê foi uma realização do Banco do Nordeste - BNB e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com apoio da Coordenação do Território de Identidade Irecê, Prefeitura Municipal de Irecê, SEAGRI, SUAF, EBDA, Bahia Pesca, CDA, ADAB, Centro de Assessoria do Assuruá - CAA, entre outros órgãos e entidades, e representou uma grande oportunidade para aproximar e valorizar a Agricultura Familiar perante a sociedade, enquanto principal fornecedora de alimentos para mesa do brasileiro, entre outros produtos. Por fim, cabe ressaltar o papel que eventos como esse exerce para integração entre as entidades da Agricultura Familiar e as Instituições.