PÓS GRADUAÇÃO EM CAPRINOS E OVINOS 

Parceria entre Cabra & Ovelha e UNIFEOB dá desconto de até 30%
para assinantes da revista

Todo profissional, busca de certa forma, uma especialização em sua profissão devido à grande disputa no mercado de trabalho. E em nosso setor, isso não é diferente. O que muitos não sabem é que existe um curso de pós-graduação em Caprinos e Ovinos, voltado para todos os profissionais que estão envolvidos com este segmento, tanto aqueles formados em ciências agrárias, como produtores ruraais e demais profissionais com interesse na área. O curso: “Produção e Reprodução de Ovinos e Caprinos”, é realizado pela UNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, de São João de Boa Vista/SP. As inscrições para novas turmas estão abertas e as aulas começam no final de agosto.

O curso começou em 2005 e já possui 2 turmas formadas. De acordo com o coordenador, professor Silvio Dória, o objetivo é deixar o aluno capaz de avaliar, projetar e conduzir uma criação de Ovinos e Caprinos dentro de bases técnicas e econômicas. O curso é dividido em 6 módulos, sendo cada módulo com 4 encontros, sempre ao final de cada mês (sexta-feira e sábado).

O coordenador explica, que a Pós é importante, principalmente para o público técnico, para um aprofundamento, reciclagem e atualização de conhecimentos. Para o público não técnico, vale a aquisição de informações. Para quem cria ou quer investir na atividade, é a chance de aumentar também a rede de relacionamentos e aprender mais.

A médica veterinária Lauana Borges Santiago, que mora em Sobral/CE, terminou sua Pós na UNIFEOB há 2 meses. Ela descobriu o curso por meio da Internet e apesar da distância, que a obrigava a vir de avião, já está Pós-Graduada. Lauana também está fazendo mestrado na área de reprodução de Caprinos e Ovinos, em uma parceria da Universidade Estadual Vale do Acaraú, na cidade de Sobral/CE, e da Embrapa Caprinos e Ovinos. A aluna afirma que a Pós foi importante, já que aliou os ensinamentos acadêmicos do mestrado com o trabalho de campo da especialização.

Outra estudante que veio de longe aprender sobre Caprinos e Ovinos na UNIFEOB (SP) é a médica veterinária Jordana Pitão Ribeiro, de Marabá/PA. Ela viajava de avião até Campinas/SP e depois tinha que pegar um ônibus para chegar à faculdade. Jordana conta que decidiu fazer a Pós-Graduação após perceber que o rebanho de Caprinos e Ovinos estava se expandindo nas cidades próximas e faltava alguém especializado para o trabalho. “Já estou pronta para atuar na área”, comemora. A médica veterinária concluiu o curso em junho, e além de técnica, Jordana é também criadora de gado de corte e possui um rebanho de ovinos com 150 cabeças. A maior parte dos participantes das turmas do curso são paulistas, mas devido à divulgação feita pela UNIFEOB a nível nacional, muita gente de regiões distantes da faculdade já cursaram e se formaram. Vale à pena !!!

EQUIPE DA REVISTA CABRA & OVELHA TAMBÉM FEZ A ESPECIALIZAÇÃO

Denis Deli Alves, responsável pela Revista Cabra & Ovelha, foi aluno da primeira turma. Ele conta que, na época, a revista estava no início de suas atividades, e mesmo tendo morado sua vida toda no interior e criado no campo, sua formação não era na área. Por isso, sentia a necessidade de se especializar para levar informação de qualidade aos leitores. “Quando surgiu a oportunidade desta parceria nós percebemos que seria a hora e o lugar certo. Com isso, a redação da Cabra & Ovelha foi a primeira do Brasil a ter um jornalista de formação, agora especializado em produção e reprodução de Caprinos e Ovinos. Isso certamente ajudou também a melhorar a qualidade editorial de nossas matérias”, explica.

Denis relata que o professor Silvio Dória, certa vez, perguntou em sala o que os alunos esperavam do curso. E ao contrário dos demais - a imensa maioria da área de ciências agrárias – ele, como jornalista, respondeu que não estava lá para aprender as respostas e sim as perguntas certas. “Acho que alcancei este objetivo. Hoje podemos elaborar pautas mais consistentes, com assuntos mais aprofundados. Assim, temos condições de evidenciar o que é realmente relevante e com isso, conseguir as respostas que interessam aos leitores”, afirma.

Além de adquirir o conhecimento, Denis lembra que o curso foi importante para aumentar a rede de relacionamentos com criadores e técnicos de todo país. Por esse motivo, recomenda o curso a todos que trabalham na área. Um dos motivos é que a caprinovinocultura ainda é uma atividade nova, e carece de mão-de-obra especializada. “Para os profissionais da área esta é a oportunidade de se capacitar e criar um importante diferencial para o currículo”, afirma. Para os criadores é a chance de se tornar independente, podendo mostrar ao seu funcionário que também entende do assunto, e com isso, aumentar a eficiência e rentabilidade do rebanho.

Com o crescimento da Revista, outra profissional da equipe foi escalada para Pós-Graduação, com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade no atendimento aos clientes. Elizabeth Pereira é formada em Matemática, mas há 3 anos abandonou as “ciências exatas” para entrar de cabeça nessa nova e apaixonante atividade. Ela é coordenadora do departamento comercial da Revista Cabra & Ovelha. “Com o conhecimento obtido na Pós, foi possível oferecer aos nossos clientes um atendimento especializado, assessorando em alguns assuntos, tirando algumas dúvidas, acompanhando julgamentos e outros eventos, não simplesmente comercializando um espaço a ele”, explica.

Ela conta que o curso pode ajudar a qualquer profissional, da área ou não, já que oferece uma programação completa, abordando todos os pontos principais de uma criação. “No curso, aprendemos desde nutrição até gestão de negócios e projetos, ou seja, quem quer ter uma criação consegue acompanhar de perto todas as etapas, e com certeza, obter melhores resultados”, finaliza Beth.

A mais nova integrante da Revista Cabra & Ovelha, Carolina Scatena, recém contratada para o departamento comercial, com o apoio e incentivo da editora, também já fez sua inscrição para a nova turma que iniciará agora. Ela é zootecnista e diz acreditar no potencial da caprinovinocultura. “É sempre bom estar informada e atualizada na área em que  trabalhamos, e principalmente porque é a atividade em que me formei, pois o mercado se renova a cada dia e não podemos ficar para trás”, afirma ansiosa pelo início das aulas.

Carolina acredita que o curso vai ajudá-la na Revista, principalmente porque vai aprender mais sobre as raças, manejo e outros assuntos. “Com certeza isso fará com que eu consiga passar mais segurança e credibilidade aos parceiros, anunciantes e clientes da publicação, e ao mesmo tempo, poderei tranquilamente também ajudá-los em alguma dúvida, se for preciso”, garante a zootecnista.

“Esta opção por investir e apostar na formação e no enriquecimento de conhecimento de nossos profissionais na caprinovinocultura, de forma técnica e com o embasamento de uma instituição como a UNIFEOB, com o respaldo do professor Silvio Dória, é mais uma atitude que comprova o interesse e a forma responsável e comprometida com que encaramos a atividade. Fazemos questão deste aprimoramento, tanto com base acadêmica, como também no campo, na prática, participando também do dia-a-dia dos criadores nas propriedades e nas exposições por todo o País. Uma coisa completa a outra... Essa é nossa filosofia de trabalho, e acredito que estamos no caminho certo”, comenta Rodrigo Rosso, diretor/editor da Revista Cabra & Ovelha. 

PARA ASSINANTES DA REVISTA O DESCONTO PODE CHEGAR A 30% 

A Revista Cabra & Ovelha fez uma parceria inédita com a UNIFEOB, em que todos os seus ASSINANTES são beneficiados com desconto de até 30% na mensalidade do curso de Pós-Graduação em “Produção e Reprodução de Ovinos e Caprinos”, caso o estudante pague suas mensalidades em dia. Por isso, é importante dizer que além de informação de qualidade que vai chegar todos os meses até sua casa, com a Revista Cabra & Ovelha o criador ou técnico – que é ASSINANTE - têm mais esse benefício: fazer um curso de especialização na área com desconto de até 30%.

Para isso, basta que o interessado entre em contato com a UNIFEOB, pelo telefone: (19) 3634-3300. Mas lembre-se, é preciso ter curso superior completo em alguma área.

Se o interessado ainda não for ASSINANTE desta revista, para obter o desconto é preciso antes efetuar sua assinatura. Ela pode ser feita pelo telefone: 0800-772-6612 (a ligação é gratuita de qualquer lugar do Brasil).