Produtores participam de Dia de Campo sobre Sanidade Animal, em Prata  

        

Mais de sessenta produtores rurais dos municípios de Prata, Olivedos e Ouro Velho, na Paraíba, participaram de um Dia de Campo sobre Sanidade Animal, promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Banco do Nordeste (BNB).

Trata-se de uma das ações do Projeto de Difusão de Tecnologias, com enfoque no manejo sanitário de caprinos e ovinos do Cariri paraibano.

O encontro, realizado nesta segunda-feira, 08, na Fazenda Capril Vale do Cariri, em Prata, teve o apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata-PB (ACCOP) e da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE).

Dentre as atividades, houve coleta de sangue e aplicação de vacinas nos animais, demonstrações práticas sobre identificação de doenças, vermifugação, vacinação e vias de aplicação de medicamentos, com o professor da UFCG, Edisio Oliveira, e palestra sobre alimentação e conservação de forragens para caprinos e ovinos, ministrada pelo Pesquisador do INSA, Geovergue Rodrigues de Medeiros.

A professora Melânia Loureiro, da UFCG, trocou experiências com os produtores sobre a elaboração de vacinas fitoterápicas e homeopáticas, elaboradas a partir de plantas encontradas na própria Caatinga.

- A nossa região é riquíssima. Por meio dela é possível alcançar a cura de quase todos os tipos de doenças, a exemplo de infecções, feridas de pele, problemas causados por bactérias, medicamentos com ação antiinflamatória, analgésica, feitos com o melão de são caetano, aroeira, quixabeira, angico, dentre outras espécies – indica a professora.

Na opinião do produtor Jone Salvador de Lima, o Dia de Campo “é uma oportunidade única, onde a gente aprende muita coisa importante, para colaborar com o nosso dia a dia”.

                                 Aline Guedes

                  AC- Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

                       Fones: (83)2101-6400/8715-8923