Federação das Associações de Criadores de Caprinos e Ovinos de Sergipe - FACCOS

Murilo Gomes
Diretor de Comunicação e logistica

Fundada em 12 de maio de 2008, fruto da iniciativa de sete associações de criadores espalhadas pelos vários municípios do Estado de Sergipe, a FACCOS-FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DE SERGIPE, surgiu com o objetivo de unificar as ações dos associados, bem como a interlocução com entidades governamentais e não governamentais.

Hoje contamos com oito associações e outras duas em fase de inscrição. Dentre as ações desenvolvidas está a participação de caprinos na exposição estadual, após vários anos sem um único animal exposto. Para 2009, estamos organizando não só a participação em todas as exposições, como também a realização de torneios leiteiros em cada uma delas, com ranking para no final do ano, premiar os melhores criadores e os melhores animais.

Estamos participando de três projetos importantes para o desenvolvimento da atividade em Sergipe.

Um deles é o projeto denominado "Bioma Caatinga", que irá beneficiar criadores de ovinos e caprinos de 18 municípios da região do semi-árido Sergipano. Outro projeto visa à implantação de uma unidade de laticínios para 4 mil litros, e a revitalização e ampliação de outras duas unidades já existentes, além da aquisição de tanques rodoviários e de resfriamento para integração com outras associações, unificando a produção, alem disso o a conclusão de serviços de um frigoríficos no "alto-sertão", cuja a obra encontra-se paralisada em fase final de acabamento. Além disso, contribuímos com a elaboração do projeto da APL-OVINOCAPRINOCULTURA.

Em todos os projetos temos a parceria do SEBRAE-SE, da Fundação Banco do Brasil, Núcleo APL, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Tecnológico, e temos interlocução com todos os órgãos e entidades estaduais ligadas à agropecuária.

Dentre nossos associados temos a ACODES (Grade Aracaju); ASCA (Glória e região); ACOA (Aquidabã); ASCOM-(Malhador e região), ASCOC (Canindé do São Francisco), ASCOSA (Gararu); OVICAPRI (Poço Verde e região); VALECOT (Capela e Vale do Cotinguiba). As Associações somadas tem cerca de 250 associados instalados em mais da  metade dos municípios sergipanos, e em todas as regiões do Estado.