Alterado Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes para produtos de origem animal

Já está em vigor o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) de 2008, para os programas relativos ao monitoramento de carnes (bovina, aves, suína e eqüina), leite, mel, ovos e pescado. Segundo a Instrução Normativa nº 10, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (17/04), o número de substâncias de possíveis resíduos de medicamentos veterinários e contaminantes nesses produtos aumentou de 130, em 2007, para 248, este ano.

A publicação traz ainda recomendações que já vinham sendo seguidas no plano, como as análises de laboratórios oficiais e credenciados pela Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

PNCRC - O plano nacional monitora a presença de resíduos de medicamentos veterinários e contaminantes em produtos de origem animal. As análises levam em consideração recomendações do Codex Alimentarius (fórum internacional de regularização de alimentos), estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) participam de sorteios semanais para coleta de amostras que serão examinadas no âmbito do PNCRC, inclusive aqueles habilitados para emitir certificado sanitário internacional.

Fonte: Mapa - www.agricultura.gov.br 

Publicado em http://www.grupocultivar.com.br/noticia.asp?id=21215