Cabras da Serra

Uma exposição ao ar livre 

Chegou a hora de São Pedro da Serra, Nova Friburgo, levar a arte para as ruas com suas “Cabras da Serra”. A exposição ao ar livre que começa na Sexta-feira Santa, 21 de março, e termina no dia 25 de maio de 2008, vai mostrar o “caminho das cabras” com a intervenção de artistas locais e do Rio de Janeiro. Serão 20 cabras espalhadas por pontos estratégicos da cidade, que convidam o público a um exercício de bom humor, liberdade, transgressão, investigação, desafio e mudança.

A idéia foi do designer Júlio Morgado, que, no ano passado, se deliciou com as 84 vacas do “Cow Parade” no Rio e trouxe a proposta para o Espaço Cultural São Pedro da Serra. Artistas e comerciantes locais ficaram entusiasmados e em 15 dias todas as cabras estavam vendidas. Agora 19 delas estão sendo “montadas” para a exposição. A cabra do Espaço Cultural, ou, a “Cabra dos Desejos”, só será feita no sábado, dia 22 de março, por crianças orientadas pelo artista plástico Gilberto Ferreira.

Mas a “Cabra dos Desejos” não será só brincadeira de criança, não. Recortada como cofrinho, todos poderão depositar nela seus anseios de uma vida mais saudável e harmônica. A compositora paraibana Cátia de França, radicada em São Pedro da Serra, gostou tanto da exposição que criou o cordel “A Cabra”, especialmente para o lançamento do Evento.

Por quê “Cabras da Serra” ?

Há quem estranhe as “Cabras da Serra” com seus longos chifres. Júlio Morgado, que as desenhou para a confecção do molde, afirma que pesquisou sobre as diversas cabras, buscando um autêntico exemplar da cabra montanhesa.

“Nossas cabras não poderiam ser diferentes. Quanto mais polêmicas, mais possibilidades de intervenção”, explica Carlos Pinho, do Espaço Cultural São Pedro da Serra – Ong Educari.

Versatilidade de materiais

As cabras, em tamanho natural, foram confeccionadas em fibra de vidro e entregues aos artistas para serem preparadas para a exposição. As intervenções artísticas são livres e vão desde a pintura até recortes especiais, passando por trabalhos de adesivação. Cada cabra é batizada pelo seu “dono” e ficará em exposição para a escolha pelo público da cabra mais bonita.

As votações poderão ser feitas através do folder de divulgação disponível em todo o comércio participante, devendo o cupom ser depositado na urna do Espaço Cultural São Pedro da Serra, ou pelo site www.educari-ong.org

A cabra mais votada renderá ao seu “dono” um prêmio de R$500,00 concedido pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra. Mas atenção: os internautas só poderão votar uma vez.

Concurso de fotografia e Exposição fotográfica

Fotos das cabras também terão concurso e a vencedora ganhará um prêmio de R$200,00. As melhores fotos serão expostas no Espaço Cultural São Pedro da Serra.

Para concorrer, a foto deve ser enviada por e-mail (concurso-fotocabras@educari-ong.org) em duas resoluções diferentes: baixa resolução (dimensão máxima de 640 pixels) para a seleção; e alta resolução (dimensão máxima de 3.000 pixels) para a impressão.  Não esqueça o autor e o título da foto, além de contato telefônico.

Feira de produtos de cabra

O Espaço Cultural São Pedro da Serra procura parceiros para realizar uma feira de produtos de cabra durante a exposição.

Serviço:

Exposição: Cabras da Serra

Local: pelas ruas de São Pedro da Serra, 7º distrito de Nova Friburgo (RJ). Confira os pontos de exposição no site da Educari (www.educari-ong.org)

Data: de 21 de março a 25 de maio de 2008

Contatos: Espaço Cultural São Pedro da Serra – Ong Educari

Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra - 7º distrito de Nova Friburgo (RJ) – Tel: (22) 2542-3365. – E-mail: contato@educari-ong.org