Capritec oferece cursos sobre produção de cosméticos com leite de cabras na Guatemala e no México: um marco histórico

Em sua última viagem a Cuba, a Profa. Anamaria proferiu a palestra “La experiencia brasileña con los derivados de la leche caprina. Una alternativa para los sistemas de producción caprina en áreas tropicales y subtropicales”, durante o TALLER- IBEROAMERICANO: “Tecnologías sostenibles para la producción de carne y leche de ovinos y caprinos", em Ciego de Ávila, abordando o tema “cosméticos com leite de cabras” em sua apresentação. A palestra foi um grande sucesso, e despertou grande interesse dos participantes, tanto que dois se interessaram em organizar cursos sobre o tema em seus países: Romeo De la Roca, professor universitário aposentado e criador de cabras leiteiras, da Guatemala, e José Solís-Ramírez, professor do Departamento de Zootecnia da Universidad Autónoma Chapingo, no México e Presidente da Red Iberoamericana para el Mejoramiento Productivo de Pequeños Rumiantes y Camélidos Sudamericanos.

A Professora Anamaria é diretora da Capritec e do Capril Serra de Andradas, professora do UNIPINHAL e colaboradora do Curso de Especialização em Produção e Reprodução de Ovinos e Caprinos da UNIFEOB. Ela é técnica em química, engenheira agrônoma, com mestrado e doutorado em zootecnia e é a responsável pela produção artesanal de cosméticos da Capritec, onde também tem colaborado com os Cursos de fabricação de cosméticos com leite de cabras, e tem ministrado palestras e oficinas sobre o tema. É representante brasileira da Red Iberoamericana para el Mejoramiento Productivo de Pequeños Rumiantes y Camélidos Sudamericanos e da International Goat Association.

O Prof. Elias José da Silva é farmacêutico e bioquímico, com mestrado em ciências farmacêuticas. É professor da UNIP Campinas, da CEUNSP Itu e do UNIPINHAL, e tem colaborado com os Cursos sobre o tema oferecidos pela Capritec.

Após ministrarem o curso “Cosméticos com leite de cabras” na Capritec, nos dias 18 e 19 de agosto, no dia 25 os professores embarcaram para Ciudad de Guatemala, na Guatemala, e de lá seguiram para a Universidad de San Carlos, Centro Universitário de Oriente, em Chiquimula, onde ministraram o curso nos dias 27, 28 e 29. Nesta mesma universidade a Profa. Anamaria ministrou a conferência “Fundamentos de la elaboración de cosméticos com leche de cabra”. De lá seguiram para a Ciudad de Mexico, no México, onde a Profa. Anamaria ministrou a conferência “Produção de cabras leiteiras no Brasil: estado de arte”, na Universidad Autônoma de Chapingo. De lá rumaram para a cidade de Bermejillo, onde na Universidad Autônoma de Chapingo Zonas Áridas a Profa. Anamaria ministrou 2 conferências e em seguida ela e o Prof. Elias ministraram o curso de elaboração de cosméticos. Ao todo foram dois Cursos e quatro conferências para mais de 200 pessoas, entre produtores, estudantes universitários, professores e pesquisadores de diversas partes da Guatemala e México, contando também com a participação da pesquisadora Noelia Gonzalez Cabrera, de Cuba, que foi à Guatemala especificamente para participar do Curso.

Em seguida, foram visitar laticínios e outras empresas que atuam na produção e transformação do leite de cabras, buscando novas tecnologias para trazer ao Brasil. Visitaram também criações de grande porte de caprinos leiteiros, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências com os produtores. No dia 5 de setembro teve início o Curso oferecido no México, e foi até o dia 7.

O retorno ao Brasil ocorreu no dia 8 de setembro.

Veja a seguir algumas fotos dos eventos:

Guatemala


Profa. Anamaria Ribeiro e Prof. Elias da Silva na Universidad de San Carlos de Guatemala – Centro Universitário de Oriente, em Chiquimulla, Guatemala, onde foi realizado o II Curso sobre Industrializacion y Elaboracion de Cosméticos de Leche de Cabra.


Profa. Anamaria Ribeiro ministrando a conferencia “Fundamentos de la elaboracion de cosméticos con leche de cabra” na Universidad de San Carlos de Guatemala – Centro Universitário de Oriente, em Chiquimulla Guatemala.


Atividades práticas dos participantes (produtores rurais e professores universitários) do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala, com o acompanhamento da Profa. Anamaria Ribeiro.


Atividades práticas dos participantes (produtor rural à esquerda e professor universitário à direita) do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala, com o acompanhamento da Profa. Anamaria Ribeiro.


Atividades práticas dos participantes (produtores rurais e professores universitários) do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala.


Explanação do Prof. Elias da Silva durante o curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala.


Grupo de participantes ao final do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala.


Equipe de apoio e instrutores do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala (Judith, Fernando, Profa. Anamaria, Blanca, Profa. Mirna e Prof. Elias).


Grupo de participantes ao final do curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Chiquimulla, Guatemala, com a presença do Coordenador Internacional da RED Iberoamericana.


Produtos confeccionados durante o curso de elaboração de cosméticos na Guatemala.


Profa. Anamaria com o Dr. Raul, diretor do Centro Universitário de Oriente, em Chiquimulla, Guatemala.


Profa. Anamaria com um representante dos indígenas Maya, que participou do Curso.


Profa. Anamaria com a pesquisadora cubana Noélia, que foi à Guatemala especialmente para participar do Curso.


Profa. Anamaria no setor de produção de caprinos e ovinos da Universidad de San Carlos de Guatemala – Centro Universitário de Oriente, em Chiquimulla, Guatemala.

México


Profa. Anamaria Ribeiro apresentando sua conferência na Universidad Autônoma de Chapingo, Texcoco, México.


Acadêmicos e professores da Universidad Autônoma de Chapingo, Texcoco, México, assistindo a uma conferência da Profa. Anamaria Ribeiro.


Profa. Anamaria em sua palestra para os acadêmicos de agronomia da Universidad Autônoma Chapingo Zonas Áridas, Bermejillo, México.


Profa. Anamaria Ribeiro e Prof. Elias da Silva em frente ao local de abertura do III Curso-Taller Internacional sobre Industrialización de la Leche de Cabra.


Profa. Anamaria em sua conferência para os alunos que irão fazer os Cursos de Industrialização de Leite de Cabra (produtores rurais, professores universitários e acadêmicos de agronomia) na Universidad Autônoma Chapingo Zonas Áridas, Bermejillo, México.


Abertura do III Curso-Taller Internacional sobre Industrialización de la Leche de Cabra, com a palavra do Diretor da Unidade Regional Universitaria de Zona Áridas da Universidade de Chapingo – México, Profa. Anamaria Ribeiro e outros conferencistas.


Curso de elaboração de cosméticos com leite de cabra em Bermejillo, Durango, México, com demonstração prática do Prof. Elias da Silva às produtoras de cabras do México.


Produtores de cabras mexicanos em Bermejillo, Durango, México, atentos aos detalhes das formulações.


Profa. Anamaria com um grupo de produtoras de cabras do México.


Profa. Anamaria e Prof. Andrés (instrutor mexicano do curso de doces com leite de cabras) e um grupo de alunos.


Instrutores e organizadores do III Curso-Taller Internacional sobre Industrialización de la Leche de Cabra, da Unidade Regional Universitaria de Zona Áridas da Universidade de Chapingo, Bermejillo, México.


Profa. Anamaria Ribeiro, Prof. Elias da Silva, Dr. Jose Solis Ramirez (Coordenador Internacional da Red Iberoamericana) e um técnico da região de Bermejillo, Durango, México.


Instrutores e organizadores do III Curso-Taller Internacional sobre Industrialización de la Leche de Cabra, da Unidade Regional Universitaria de Zona Áridas da Universidade de Chapingo, Bermejillo, México.


Produtos confeccionados durante o curso de elaboração de cosméticos no México.


Profa. Anamaria recebendo o certificado por ter ministrado o Curso de Elaboração de Cosméticos com Leite de Cabras.


Foto com os participantes do III Curso-Taller Internacional sobre Industrialización de la Leche de Cabra, da Unidade Regional Universitaria de Zona Áridas da Universidade de Chapingo, Bermejillo, México, logo após a cerimônia de encerramento.


Profa. Anamaria segurando um pote de Cajeta elaborado pelos participantes do curso de elaboração de doces com leite de cabras.


Prof. Ignácio (Universidad Autônoma de Chapingo Zonas Áridas), Profa. Anamaria Ribeiro e Dr. Jose Solis Ramirez (Coordenador Internacional da RED Iberoamericana) em visita técnica a um criatório com 500 cabras leiteiras, ao lado da plataforma de ordenha carrossel, no México.


Dr. Jose Solis Ramirez (Coordenador Internacional da Red Iberoamericana), Dr. Héctor Mario Andrade Montemayor (prof. Da Universidad Autônoma de Queretaro), Sr. Jose Oliveros Oliveros (Presidente da Associação de Criadores de Caprinos) e a Profa. Anamaria Ribeiro.


Anamaria Ribeiro e o produtor de cabras mexicano com a maior média de produção em controle leiteiro oficial, Sr. Jesus Jimenez Oliveros junto com seus filhos, no México.


Profa. Anamaria no setor de produção de caprinos da Universidad Autônoma de Chapingo Zonas Áridas, Bermejillo, México.


Profa. Anamaria Ribeiro com uma simpática cabra Saanen do criatório do produtor Jesus Jimenez Oliveros.


Laticínio dedicado exclusivamente a queijos elaborados com leite de cabra, de propriedades da família Oliveros.


Elaboração de cajeta (doce típico mexicano de leite de cabra).


Elaboração de cajeta (doce típico mexicano de leite de cabra).


Queso de nuez (doce típico mexicano elaborado com leite de cabra evaporado e noz pecã).


Queso de nuez (doce típico mexicano elaborado com leite de cabra evaporado e noz pecã).


Chongos: uma sobremesa típica mexicana elaborada com leite de cabra, coalho, açúcar e canela.


Chongos: uma sobremesa típica mexicana elaborada com leite de cabra, coalho, açúcar e canela.


Chongos: uma sobremesa típica mexicana elaborada com leite de cabra, coalho, açúcar e canela.


Chongos: uma sobremesa típica mexicana elaborada com leite de cabra, coalho, açúcar e canela.


Chongos: uma sobremesa típica mexicana elaborada com leite de cabra, coalho, açúcar e canela.


Produtos elaborados durante o Curso de Elaboração de Doces com Leite de Cabras, no México.