São Paulo tem o melhor financiamento para a caprinocultura e ovinocultura do Brasil!!!

O FEAP – Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca é atualmente o melhor financiamento destinado à caprinocultura e à ovinocultura do Brasil. E ficou melhor ainda, graças às ações da Câmara Setorial junto ao Governo do Estado, principalmente na figura de seu Presidente, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.

A Câmara Setorial Especial de Caprinos e Ovinos encaminhou propostas ao Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Almeida Sampaio Filho, pleiteando novos valores e direcionamentos nas linhas de financiamento do FEAP/Banagro, no intuito de viabilizar esses investimentos, adequando-os às necessidades do produtor atual, quanto à utilização desses recursos.

Segundo publicação do Diário Oficial de ontem, 01 de agosto de 2007, as reivindicações para as linhas de caprinos e ovinos foram alcançadas como por exemplo:

  • §         Teto de financiamento: alterado de R$ 50.000,00 por produtor, para até R$ 100.000,00, para aquisição de matrizes, reprodutores e melhora de infra-estrutura conforme projeto técnico;
  • §         Taxa de juros: alterado de 4% para 3% ao ano para os contratos novos; e para os contratos vigentes e não renegociados, a taxa de juros de 4% a.a., deverá ser reduzida para 3% a.a.
  • §         Prazo de Pagamento: alterado de até 05 anos, para até 07 anos, inclusa a carência de 02 anos;
  • §         Cronograma de reembolso: alterado para pagamento em até 05 (cinco) parcelas anuais, após a carência;
  • §         Abrangência: alterado para todo o Estado de São Paulo.

Para o presidente da Câmara Setorial e também presidente da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), Arnaldo dos Santos Vieira Filho, “é uma grande conquista do setor e mostra o interesse do Governo na ovinocaprinocultura, que se destaca como uma das mais importantes atividades do agronegócio paulista”.

A liberação de recursos para as linhas de crédito será atendida em função da disponibilidade do Fundo, mediante autorização do Presidente do Conselho ao Agente Financeiro, o que deverá ocorrer em breve.

Para obter apoio do FEAP o agricultor deve procurar a Casa da Agricultura do seu município, que o orientará e organizará o seu pedido para dar entrada da sua solicitação na agência local da Nossa Caixa.

O que é o FEAP?

É o crédito rural do Governo do Estado de São Paulo que através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento presta apoio financeiro a programas e projetos específicos que alavancam setores agropecuários e regiões do Estado, atendendo produtores familiares das áreas da agricultura, pecuária e pesca artesanal.
O FEAP é operado pelo agente financeiro oficial do Estado de São Paulo - Nossa Caixa S.A.

Tem como seu órgão decisório o Conselho de Orientação do FEAP, que define e aprova programas de desenvolvimento rural, fixa taxas, prazos, bem como acompanha e aprova a aplicação dos seus recursos. Todo o plano de ação do fundo é sancionado pelo Governo Estadual. O Fundo é constituído por recursos orçamentários e transferências federais. 

O que o FEAP pode fazer?

O FEAP pode financiar, equalizar taxas de juros e dar aval aos produtores do Estado. 

Como obter apoio do FEAP?

Para obter apoio do FEAP o agricultor deve procurar a Casa da Agricultura do seu município, que o orientará e organizará o seu pedido para dar entrada da sua solicitação na agência local da Nossa Caixa. O seu pleito deverá se enquadrar dentro dos projetos em vigor, com recursos disponíveis.

A quem se destina?

Destina-se aos agricultores familiares da agricultura paulista, que podem contar com condições mais favoráveis, em custos financeiros e prazos, que as vigentes no sistema oficial de crédito rural. Assim, esses produtores poderão, individualmente ou em projetos comunitários, desenvolver e aprimorar a sua produção agropecuária. Esses produtores poderão ter acesso à modernização dos processos produtivos e integrar-se competitivamente em uma economia aberta em que a qualidade e a produtividade são requisitos indispensáveis ao sucesso.

Através do FEAP os produtores terão acesso não somente aos financiamentos rurais como também à orientação técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na condição dos seus negócios.

Mais informações:
Tânia Casquel
Cel. 14.9101.6262
Email: imprensa@aspaco.org.br
Msn. taniacasquel@hotmail.com