Cabras de Leite na Bahia

Colegas caprinocultores, estivemos a alguns dias falando da caprinocultura leiteira na Bahia e sua atual situação.

Preocupado, estive em âmbito acadêmico na Universidade viabilizando entre a ACCOBA, EBDA, UNIME, uma mesa redonda sobre o setor, mas felizmente fui surpreendido pela iniciativa já em andamento por parte da FAEB - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, por parte do Dr. Luiz Freire Sande e do SEBRAE / BA - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, por parte do Engenheiro Agrônomo Carlos Robério dos S. Araujo.

Estive presente a reunião promovida no auditório da FAEB no último dia  17/07/2007, com a participação do BNB – Banco do Nordeste do Brasil S.A., Banco do Brasil S.A., EBDA – Empresa de Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A, ADAB – Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia, diversas Associações: ACCOJUS – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Jussara, Caprioeste – Associação dos criadores de Caprinos o Ovinos do Oeste da Bahia, Comunidades do Quisé em Senhor do Bomfim-BA, da Cacimba do Silva e Sertãozinho de Juazeiro-BA, da Associação CARUÁ, de Araci-BA, SEAGRIMA, de São Domingos-BA, ACCOBA – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, COPERJ – Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara entre inumeras outras entidades, onde se desenvolve um excelente fórum de discussão dos problemas do setor no Estado da Bahia, estão sendo delineadas a muitas mãos propostas para essa atividade. De modo que aquela impresão que passei de total abandono e descaso com a caprinocultura leiteira do Estado da Bahia começa a sair da inércia por iniciativa desses homens e instituições.

Portanto todos aqueles que quiserem maiores informações, dar sugestões devem fazer contato com o Sr. Luiz Sande pelo e-mail: luizsande@senarbahia.org.br e Sr. Carlos Robério dos S. Araujo carlos.araujo@ba.sebrae.com.br .

Certo de estar contribuindo de alguma forma mediante essa divulgação espero que esta iniciativa coloque a caprinocultura leiteira da Bahia no nível que merece vir a estar.

Atenciosamente  

Paulo José Theóphilo Gertner (Zeca)
Médico Veterinário e caprino-ovinocultor
Faz. Vida Nova – Tucano-BA
Faz. Sertânia – Riachão das Neves-BA