IX Encontro de Caprinocultores

No dia 19 de maio de 2007 foi realizado o IX Encontro de Caprinocultores do Sul de Minas e Média Mogiana. Com cerca de 80 participantes, o evento reuniu caprinocultores e demais interessados no desenvolvimento da caprinocultura da região, dando continuidade à iniciativa dos proprietários do Capril Serra de Andradas, José Maria de Almeida Ribeiro (in memorian) e seu filho, Silvio Doria de Almeida Ribeiro, que organizaram a primeira edição do Encontro em 1995.

O objetivo do Encontro é reunir criadores, técnicos e interessados na caprinocultura de uma forma geral, favorecendo sua integração e troca de informações e experiências. Vem sendo realizado em Espírito Santo do Pinhal - SP, confirmando-se como um dos mais importantes eventos da caprinocultura nacional.

A programação do sábado contou com as palestras "Boer: nova perspectiva na pecuária de corte" (Egydio Bianchi, presidente da Associação Paulista dos Criadores de Caprinos Bôer – APC-Boer), "Caprinocultura leiteira: ontem, hoje e amanhã" (José Walter da Silva – Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cabras Saanen – ABCC-Saanen), "Pastagens para Caprinos" (Silvio Doria de Almeida Ribeiro – Unipinhal e Capritec) e "Programa de transferência de embriões em caprinos” (Alessandro Cornélio, Flavius Antonio Bueno Rubira e Leandro Braido – NEOGEN e Marina Berrettini Paes de Barros – Tecnopec). O evento contou com a tradicional, ativa e indispensável colaboração do Prof. Kleber Tomas de Resende, como Moderador, que contou com a colaboração da Profa. Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira em sua funções, um importantíssimo reforço no time.

Durante o intervalo, foi servido um goat milk break com produtos de origem caprina, como leite, queijos e doces: leite de cabras, queijos e biscoitinhos feitos com leite de cabra, oferecidos pela CCA Laticínios e pelo Laticínio Delicapri.

Ao final das palestras, todos se dirigiram para o Capril Serra de Andradas, onde foi servido um lanche temático, com sanduíches recheados com presunto e lingüiça com carne caprina, feitos sob a orientação da Profa. Georgiana Aires, Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos do Unipinhal, bem como sanduíches recheados com queijos de leite de cabras, fornecidos pelo Laticínio Delicapri. Como sobremesa, foi servido sorvete de café feito com leite de cabras.

A seguir, foi feita uma apresentação dos animais do Capril Serra de Andradas, em especial aqueles à disposição para venda no shopping. Certamente, foi a tarde do comprador, com boas opções de alta qualidade a preços acessíveis. A principal compradora foi a nova criadora Heloísa Collins, com destaque para os compradores de lotes de doses de sêmen: Fernando Pioli, do Capril Por do Sol, José Walter da Silva, do Rancho das Cabras, e Antonio Henrique Sasseron, do Capril Mantiqueira.

Completando a programação, foram feitas apresentações práticas, com as estações: cercas para caprinos, apresentada por Cesar e Alberto, da Belgo Bekaert, pastagens para caprinos, por Silvio Doria, e diagnóstico de gestação e protocolos de indução de cios por Flavius e Alessandro, da Neogen, e Marina, da Tecnopec.

Para a realização do Encontro, foi de fundamental importância a participação dos patrocinadores: Neogen, Tecnopec, Belgo Bekaert, Capril e Cabanha Por do Sol, Capril Serra de Andradas, Cabanha Montes Altos, Capril Xodó Primeiro, Rancho das Cabras, Sorvetes Koldex, Panificadora Café com Pão, Supermercado Del Guerra, Supermercado Biazoto, Revista “O Berro”, Jornal Cabra & Ovelha e Capril Virtual, com o apoio da Associação dos Caprinocultores de Minas Gerais - Caprileite, Associação dos Caprinocultores de São Paulo - Capripaulo, Associação Brasileira dos Criadores de Cabras Saanen - ABCC-Saanen, Associação Paulista dos Criadores de Caprinos Boer-  APC-Boer. Foi uma realização do Unipinhal e da Capritec.

A Comissão Organizadora foi composta pelos professores do Unipinhal, Silvio Doria de Almeida Ribeiro e Anamaria Cândido Ribeiro, com destaque para os acadêmicos dos Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária, estagiários do Centro de Pesquisa e Treinamento em Caprinocultura – CPT-Capri e do Capril Serra de Andradas, que atuaram com grande dedicação e eficiência em toda a organização do evento.

Mesa de abertura do IX Encontro de Caprinocultores. Da esquerda para a direita, Kleber Resende, Professor da Unesp-Jaboticabal e Moderador do Encontro, José Walter da Silva, Presidente da ABCC-Saanen, Silvio Doria, Presidente da Comissão Organizadora do Encontro e Diretor da Capritec e Professor do Unipinhal, Roberto Mendes Porto Filho, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Unipinhal, Anamaria Cândido Ribeiro, Diretora da Capritec e Professora do Unipinhal, representando a International Goat Association – IGA e Egydio Biancho, Presidente da APC-Boer.,

Egydio Bianchi, Presidente da APC-Boer, durante sua palestra “Bôer: nova perspectiva para a pecuária”

José Walter da Silva, Presidente da ABCC-Saanen, durante sua palestra “Caprinocultura leiteira: ontem, hoje e amanhã”

Silvio Doria, da Capritec e do Unipinhal, durante sua palestra: “Pastagens para caprinos”

Mesa do goat milk break com produtos de leite de cabras

Profa. Georgiana Aires, Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos do Unipinhal, com a estiaria Tatiara, durante a preparação dos produtos com carne caprina servidos no lanche temático.

Silvio Doria, apresentando os animais do Capril Serra de Andradas. Na foto, Cleópatra da Serra de Andradas, Campeã Suprema da Exposição Nacional de Cabras Leiteiras, realizada durante a Feinco 2007, apresentada pelo estagiário Guilherme, aluno do Curso de Medicina Veterinária do Unipinhal

Cesar, da Belgo Bekaert, durante a apresentação prática de cercas para caprinos

Marina, da Tecnopec, demonstrando a colocação de esponja para indução de cios.