Do Presidente da ABCC-Saanen

Prezados associados,

Informamos que teve início ontem e terminará no próximo sábado a Agrishow, em Ribeirão Preto, SP. Sobre esse evento, a ABCC-Saanen foi procurada, por ocasião da IV FEINCO, pelo presidente daquela organização, que convidou para estarmos presentes no evento deste ano, fazendo parceria na orgnização da parte de caprinos. Informamos que o tempo era exíguo e propomos trabalhar juntos para o evento de 2008, o que foi acordado. Portanto, em 2008, os caprinos e a ABCC-Saanen  estarão presentes em mais um mega evento nacional.

Falando em mega evento, é propósito da Capripaulo e da organização da Expomilk (uma das mais importantes exposições agropecuárias do país, no agronegócio representado pelo leite) realizarmos, em outubro, um grande torneio  leiteiro de cabras na exposição de 2008. Será um torneio para cada raça de cabra leiteira, segundo eles. Sendo confirmado, estaremos juntos, em defesa da caprinocultura leiteira.

No dia 10 próximo, terá início a Exposição de Caprinos de Barra Mansa, RJ, evento novo mas de apoio importante e entusiasmado pela prefeitura local e Riocapri.

Ainda neste mês, nos últimos dias, terão início duas importantes exposições de caprinos: A tradicional exposição dos "Pequenos Notáveis", em Belo Horizonte, MG. coordenada pela Caprileite e a Exposição de Caprinos de Volta Redonda, RJ, esta com uma inovação, que é a premiação pecuniária (TV e moto), para os principais animais premiados em julgamentos de pista, além dos troféus.

Ainda sobre eventos de caprinos, uma região que experimenta grande evolução na caprinocultura leiteira é a Zona da Mata Atlântica de Minas e adjascências, com as seguintes exposições de caprinos previstas para este ano:

Patrocínio de Muriaé, MG - 9 de junho

Coronel Pacheco/Embrapa, MG/Cabrafest - julho;

Divino, MG - julho;

Porciúncula, RJ - agosto;

Muriaé, MG - setembro;

Leopoldina, MG - outubro;

Pádua, RJ - outubro;

Campos dos Goytacazes - evento no fim do ano 

Nos primeiros dias do mês de agosto, teremos um importante torneio leiteiro em Delfim Moreira, MG, evento, onde foi batido o récorde leiteiro de cabras, de torneios leiteiros oficiais do sudeste.

Em final de setembro, teremos a tradicional exposição de caprinos de Resentde, RJ.

Por oportuno, informamos sobre um movimento emergente de caprinocultura leiteira que vem ocorrendo no sertão do estado de Sergipe, onde, através de 10 associações de criadores de cabras, o Sebrae-Aprisco vem apoiando a atividade, já experimentando desenvolvimento da atividade e melhoria de qualidade de vida de pequenos produtores rurais. De lá, ja se sabe de, pelo menos 6 exposições de caprinos por ano, com destaque para os municípios de Glória, Aquidabã, Poço Redondo, Capela e Canindé de São francisco. Neste último município, tivemos, há 10 dias, uma importante exposição de caprinos e ovinos, com mais de 120 animais e um caloroso torneio leiteiro de cabras. Estivemos le observamos oportunidades para os associados da ABCC-Saanen venderem animais para a região. 

Estaremos participando do "Forum Nacional de Ovinocaprinocultura"  e "DIA DO BERRO", no dia 12 de junho, em Brasília, quando, através de exposição de animais e degustação de produtos caprinos, em praça pública, dentre outras ações, estaremos alertando as autoridades sobre a importância destes pequenos animais, principalmente na redução da pobreza no país.

Nosso objetivo nesta mensagem é, de além de cumprirmos a obrigação da diretoria, em manter os associados informados, apresentar indicadores evidentes de que a caprinocultura leiteira experimenta um desenvolvimento sustentável nunca visto antes, em sua história. Também insistimos na opinião de que os eventos agropecuários são de importância ímpar, tanto para nosso aprendizado, como para apresentarmos nossos animais de qualidade, com reflexos importantes em nosso "marketing".

 

Um abraço a todos,
José Walter da Silva
Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cabras Saanen (ABCC-Saanen)