Brasileiros participaram de conferência em Cuba 

O Curso-Taller Iberoamericano “Tecnologias sustenibles para la producción de carne y leche de ovinos y caprinos” aconteceu na cidade de Ciego de Ávila, Cuba, entre 27 e 31 de março, e tratou das tecnologias sustentáveis para a produção de carne e leite de ovinos e caprinos na Iberoamérica.

A coordenadora do Curso foi a Dra. Angela Borroto, e as entidade que apoiaram o evento foram a Red XIX.D "Red Iberoamericana para el Mejoramiento Productivo de Pequeños Rumiantes y Camélidos Sudamericanos”, da qual a Profa. Anamaria é representante no Brasil, CYTED, CITMA, ÚNICA, IBA, CATEC, ACPA E EGAME.

O Curso contou com a participação de conferencistas de 5 países (Brasil, Cuba, Guatemala, México e Venezuela). Os brasileiros foram:

  • Profa. Dra. Anamaria Cândido Ribeiro, professora dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária do Unipinhal, com o tema “La experiencia brasileña con los derivados de la leche caprina: una alternativa para los sistemas de producción caprina en áreas tropicales y subtropicales”.
  • Pesq. Dr. Fernando Alvarenga Reis,  da Embrapa Gado de Corte, com o tema “La situación del ovino y caprino en Matto Grosso del Sur: desarrollo perspectivo, colaboración  e intercambio”.
  • Prof. Dr. Silvio Doria de Almeida Ribeiro, coordenador do Curso de Especialização em Produção e Reprodução de Ovinos e Caprinos da Unifeob, onde também é professor no Curso de Graduação em Medicina Veterinária, e professor dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária do Unipinhal, com o tama Los sistemas de explotación para caprinos en la región de Iberoamérica.

Merece destaque a participação da Profa. Anamaria, tão apreciada que lhe proporcionou o convite para oferecer dois Cursos sobre o tema abordado, um na Guatemala e outro no México.

A convite dos pesquisadores cubanos, os brasileiros também visitaram uma Fazenda de Criação e Pesquisa com Caprinos e Ovinos e a Feira Internacional Agropecuária que estava ocorrendo em Boyeiros, onde tiveram a oportunidade de conhecer produtores rurais e uma amostra da atividade pecuária cubana.

A organização foi primorosa, e a atenção dos Cubanos com os estrangeiros e o interesse sobre os temas abordados foi muito gratificante. Muitas possibilidades de parcerias futuras foram cogitadas.

Veja abaixo algumas fotos:

Professores Anamaria e Silvio Doria no evento.

 

Prof. Silvio Doria discutindo os sistemas de produção de caprinos leiteiros.

 

Profa. Anamaria apresentando sua conferência.

 

Pesq. Fernando, durante sua apresentação.

 

Professores Anamaria e Silvio Doria participando de mesa redonda sobre a produção de carne e leite de ovinos e caprinos na Iberoamerica.

 

Participantes do

 

Feira Internacional Agropecuária de Boyeiros, Cuba.