Embrapa Caprinos avalia o consumo de leite de cabra na nutrição infantil

Cento e cinqüenta crianças da creche Tia Anízia Rocha, localizada no bairro Sumaré em Sobral, foram beneficiadas com o projeto: “Manipulação dos constituintes lácteos e prospecção de propriedades funcionais do leite de cabra”, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Caprinos, Marco Aurélio Delmondes Bomfim.

O projeto garantiu o fornecimento de 9600 litros de leite durante oito meses para os alunos da creche. Quatro turmas de estudantes participaram da pesquisa, sendo que três, consumiram leite de cabra e uma, de vaca. A pesquisa comparou os dois tipos de leite de cabra, com composição potencialmente funcional e o produzido convencionalmente, com o leite de vaca. Os resultados obtidos encontram-se em fase de análise e a expectativa do pesquisador Marco Bomfim é que possam contribuir com informações importantes sobre os benefícios do leite de cabra para a saúde infantil e em seu aspecto nutricional.

As atividades de campo do projeto foram coordenadas pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mauro Fisberg sob a responsabilidade da nutricionista Márcia Rocha Amici da Prefeitura Municipal de Sobral. Visitas de alunos, mães e professores a Embrapa Caprinos, distribuição de cestas básicas e brinquedos com a colaboração dos empregados da Unidade. Além da participação em eventos comemorativos realizados pelo Centro como, o Dia da Criança, foram ações que fizeram parte do projeto.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), a Prefeitura Municipal de Sobral, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Embrapa Gado de Leite são parceiras da Embrapa Caprinos na realização do projeto.