Embrapa e BNB assinam novo convênio

A Embrapa Caprinos e o Banco do Nordeste assinaram seis convênios de três protocolos de intenção, envolvendo cerca de R$ 700 mil, para a execução de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento da caprinocultura e da ovinocultura no Brasil. Durante o evento, na sede da unidade da Embrapa, em Sobral, será realizada uma mostra de tecnologias desenvolvidas e em desenvolvimento pela instituição, nos últimos dez anos, com financiamento do Banco do Nordeste. A Embrapa Caprinos é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento contou com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith; do diretor executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho; de diretores do BNB; secretários de governo; representantes de instituições municipais, estaduais e federais; empresários; políticos e parceiros da Embrapa Caprinos. Serão assinados convênios nas áreas de biologia molecular, processamento industrial, produção de ovinos a pasto, conservação e melhoramento genético, difusão e transferência de tecnologia, validação de modelos de produção e desenvolvimento de produtos com certificação de origem.

A chefe geral da Embrapa Caprinos, Maria Pinheiro Fernandes Corrêa, explica que além da importância de investir em pesquisas em áreas estratégicas, o evento é uma oportunidade de mostrar à sociedade um balanço da contribuição das duas instituições para o progresso do agronegócio de caprinos e ovinos no Brasil. Ela salienta que com o apoio do BNB, a Embrapa Caprinos pôde desenvolver pesquisas que vêm contribuindo com os diversos elos da cadeia produtiva de caprinos e ovinos, desde o campo até a mesa do consumidor.

MOSTRA
A exposição apresentou, na primeira fase, os "componentes dos modelos de produção". Nela, o visitante pode ver as tecnologias que deram suporte ao desenvolvimento em áreas básicas, como sanidade, reprodução, melhoramento genético e uso de recursos naturais. Em seguida, foram expostas as tecnologias ligadas aos modelos de produção que tiveram o apoio do BNB. Na terceira etapa, são mostradas as tecnologias para agregação de valor ao produto, fechando o ciclo da cadeia produtiva.

SERVIÇO
MOSTRA "Embrapa Caprinos e Banco do Nordeste – uma parceria histórica"
LOCAL – Embrapa Caprinos – Estrada Sobral – Groaíras, km 04, Sobral – CE
DATA – 30 de março
HORÁRIO – das 9 às 12 horas

Jornalista responsável – Verônica Freire - MTb-CE 01225-JP
Contatos – (85) 88423449, (88) 3677 7000
vfreire@cnpc.embrapa.br